Interação











{14 de novembro de 2011}   Professores aprovam indicativo de greve

De opovoonline


Professores do Estado não estão satisfeitos com a proposta apresentada pelo Governo e aprovaram indicativo de greve, que pode ser referendado em assembleia no dia 25

Uma assembleia tensa, com várias manifestações de insatisfação dos professores da rede estadual quanto às propostas apresentadas pelo Governo do Estado, votação tumultuada e questionada. A categoria rejeitou a proposta do Comando de Greve de realizar nova assembleia em 10 dias, para que as propostas apresentadas pelo Governo fossem discutidas inclusive no Interior e as negociações tivessem continuidade. A maior parte dos professores queria já sair da assembleia ontem com o retorno da greve, que está suspensa desde setembro.

No entanto, o Sindicato dos Professores e Servidores do Ceará (Apeoc) orientou sobre os impasses jurídicos de se retomar a greve. Em seguida, a categoria acabou aprovando o indicativo de nova greve, que será comunicada à Justiça e ao Governo do Estado nesta segunda, para em oito dias úteis, no dia 25 de novembro, outra assembleia aprovar uma nova greve.

Para o presidente do Sindicato, Anízio Melo, a saída encontrada na assembleia dialoga com os aspectos legal e político. “A posição tirada agora foi mediada em cima das questões legais mínimas necessárias para a reconstrução de uma greve. Existe a soberania da assembleia e o respeito ao estado democrático e direito. É entre esses dois pólos que devemos navegar”, disse Anízio, defendendo que a assembleia mostra à sociedade que os professores respeitam sim o estado democrático de direito.

Insatisfação

Contudo, grupos de professores manifestaram indignação quanto à votação, pela forma como foi conduzida. Eles reclamavam que o Sindicato não apresentou claramente a proposta, levando a categoria a aprovar proposta igual ou muito semelhante à que havia acabado de rejeitar. “A dinâmica dessa assembleia não foi clara nem objetiva. Levou a categoria a aprovar coisa que tinha desaprovado antes. (…) Essa foi mais uma manobra do Sindicato. A categoria votou sem clareza”, criticou a professora Laura Lobato, 53, que integra o Comando de Greve.

Na opinião dela, a única vitória na assembleia foi a categoria não aprovar a proposta do Governo. Professora no município de Boa Viagem, Sarah Cidrão criticou a proposta apresentada. “Nosso foco é a repercussão do piso salarial na carreira. Ele (governador) demonstra que não está nem aí. Estamos sentindo que ele está desvalorizando a carreira”, disse.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA


A assembleia dos professores foi realizada no Ginásio Aécio de Borba, no Benfica, um mês após a suspensão da greve, no dia 10 de outubro. A categoria demonstra insatisfação quanto às negociações e, por isso, quer o retorno da greve.

Bastidores


A Assembleia dos professores contou com a presença de vários estudantes, mas o voto foi baseado no crachá, recebido apenas por aqueles professores que levaram contra-cheque. A medida foi adotada para garantir que só votariam os professores da rede estadual.

Cartazes levados por estudantes e professores acusavam o Sindicato Apeoc de submissão ao Governo do Estado. O presidente do Sindicato, Anízio Melo, foi vaiado em vários momentos, assim como aqueles discursaram contra o retorno da greve.

De acordo com Anízio Melo, as críticas estão acontecendo em um momento de “muita carona”. Para ele, são forças conservadoras, que nunca respeitaram a representatividade da categoria, o instrumento que é o sindicato. Assim, tentam transformar o debate interno, desqualificando o sindicato e prestando fazendo serviço ao Governo do Estado.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
nothereforthis

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

Humanarte.me

Just another WordPress.com site

perfumariasttarbela

Just another WordPress.com site

Blog Feller Hotéis

Compartilhando idéias

O Blog da Beth

Meu diário de bordo

Johnnathan Albano

Filmmaker & Motion Designer

Vitrola São Jorge

Banda cearense colocando o pé na estrada.

Beauty Recipes

blog sobre maquiagem e muito mais

apoenaeducacao

Just another WordPress.com site

Editora Bússola

Diversidade editorial em livros de interesse geral

FORTRAN BRASIL

De 28 de setembro a 1º de outubro, no auditório do Sebrae/CE

REDARTE/RJ

Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro

brainpixblog

Just another WordPress.com site

Soldado Digital

Guerrilha virtual

Plano B

Investimentos, Planejamento Estratégico, Mercado de Ações e Finanças Pessoais

nordestevinteum.wordpress.com/

Revista Nordeste Vinte Um

poetasepoesias

Just another WordPress.com site

Pulseiras & Cia

Acessórios de Moda

Diário de Noiva

Um caderno de registros, ideias e inspirações, para leitoras e blogueiras, que amam casamento, assim como nós!

%d blogueiros gostam disto: