Interação











{6 de novembro de 2010}   Estrutura e Funcionamento do Laboratório de Informática Educativa
EMEIF Monteiro Lobato
Laboratório de Informática Educativa – LIE Monteiro Lobato
Professora Francilangela Lopes Pinheiro Clarindo
O LIE é mais um espaço pedagógico disponível para contribuir com o processo de construção do conhecimento de todos os segmentos da escola. Ele deve  inserir as tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar buscando minimizar a situação de exclusão digital a qual está submetida a clientela escolar. Busca sobretudo conectar a Escola ao mundo, através do uso da internet como canal de comunicação e acesso a informações.
 A PMF , através do programa de Informática Educativa, vem adotando a concepção do uso do computador como uma ferramenta que poderá auxiliar no processo de construção do conhecimento sendo que o computador deverá ser usado como meio, e nunca como fim e o planejamentos das atividades a serem realizadas no LIE deverá considerar os componentes curriculares.
O LIE está à disposição de toda a comunidade escolar, priorizando-se o atendimento aos alunos e professores funcionando no horário de atendimento da escola, sempre com um professor responsável pelo ambiente.
Todas as atividades realizadas deverão ser previamente planejadas, relacionando-se com os conteúdos curriculares estudados em sala;
A escola também poderá optar por realizar projetos de atendimento à comunidade, em horário extra-escolar, mas devendo sempre disponibilizar uma pessoa para responder pelo projeto.
O professores lotados nas salas (professor da disciplina) deverão trabalhar conjuntamente com o professor lotado no LIE (professor do LIE), realizando planejamentos constantes para que o laboratório de informática seja bem utilizado.
Ambos os professores devem formar uma unidade num trabalho conjunto e complementar. O professor do LIE será responsável pela implementação do projeto pedagógico do laboratório.
O professor do LIE tem as seguintes atribuições: Elaboração do projeto pedagógico para o LIE ; Definir junto ao grupo gestor da escola o funcionamento do LIE, considerando as orientações da PMF, do NTE e CRP; Planejar, juntamente com o professor regente (da turma ou disciplina) as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas no LIE; Registrar e arquivar todas as atividades planejadas e executadas em cada aula; Incentivar e sensibilizar os professores da escola para o uso pedagógico do LIE; Viabilizar a infra-estrutura necessária ao funcionamento regular do LIE, no que se refere a organização do espaço físico e no agendamento do atendimento no laboratório; Realizar pesquisas e estudos para auxiliar no planejamento dos professores, em horários reservados para esta atividade; Auxiliar o professor-regente em suas aulas realizadas no LIE; Acompanhar os alunos em seus trabalhos e pesquisas individuais, de acordo coma disponibilidade do LIE; Abrir e fechar o LIE no início e fim do expediente; Checar periodicamente todos os equipamentos do LIE; Desenvolver projetos na área de Informática Educativa envolvendo toda a comunidade escola; Registrar no livro de ocorrências,entradas e saídas de materiais do LIE; Exigir do NTE / CRP o acompanhamento pedagógico para o LIE; Contribuir com a formação de todos os professores em Informática Educativa; Zelar pela manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos e recursos do LIE; Participar de reuniões e eventos dirigidos os professores do LIE; Solicitar o atendimento da assistência técnica, ao setor competente quando necessário.
Não são atribuições do professor do LIE: Substituir qualquer professor em eventuais ausências; Receber a turma no LIE sem prévio planejamento e sem a presença do professor da disciplina ou turma; Ter a obrigatoriedade de realizar trabalhos técnico-administrativos da Escola.
Os professores das diversas disciplinas têm as seguintes atribuições quanto ao LEI: Planejar, juntamente com o Professor do LIE, as atividades a serem realizadas no laboratório; Entregar ao professor do LIE o planejamento das aulas a serem desenvolvidas no ambiente da informática em formulário próprio e  antecipadamente; Registrar e avaliar as aulas realizadas no LIE, apontando suas necessidades e de seus alunos; Acompanhar seus alunos ao laboratório com o apoio do Professor do LIE, responsabilizando-se pelas atividades desenvolvidas; Registrar e avaliar as aulas realizadas no LIE, apontando suas necessidades e de seus alunos.
Bom trabalho a todos !
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
nothereforthis

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

Humanarte.me

Just another WordPress.com site

perfumariasttarbela

Just another WordPress.com site

Blog Feller Hotéis

Compartilhando idéias

O Blog da Beth

Meu diário de bordo

Johnnathan Albano

Filmmaker & Motion Designer

Vitrola São Jorge

Banda cearense colocando o pé na estrada.

Beauty Recipes

blog sobre maquiagem e muito mais

apoenaeducacao

Just another WordPress.com site

Editora Bússola

Diversidade editorial em livros de interesse geral

FORTRAN BRASIL

De 28 de setembro a 1º de outubro, no auditório do Sebrae/CE

REDARTE/RJ

Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro

brainpixblog

Just another WordPress.com site

Soldado Digital

Guerrilha virtual

Plano B

Investimentos, Planejamento Estratégico, Mercado de Ações e Finanças Pessoais

nordestevinteum.wordpress.com/

Revista Nordeste Vinte Um

poetasepoesias

Just another WordPress.com site

Pulseiras & Cia

Acessórios de Moda

Diário de Noiva

Um caderno de registros, ideias e inspirações, para leitoras e blogueiras, que amam casamento, assim como nós!

%d blogueiros gostam disto: